Os titulares benefícios de aposentadoria, e pensão por morte pagos pelo INSS, poderão autorizar o desconto no respectivo benefício dos valores referentes ao pagamento de empréstimo consignado e cartão de crédito concedidos por instituições financeiras, observados os dispositivos constante na Instrução Normativa nº 28, de 19 de maio 2008, desde que:
Atualmente, as taxas máximas são de 1,80% ao mês, para o empréstimo, e 3% ao mês, para o cartão consignado (Portaria INSS nº 1.959). O beneficiário deverá ficar atento, pois a taxa contempla todos os custos da operação de empréstimo ou cartão de crédito, ou seja, o custo efetivo.
A margem consignável, que é o valor máximo da renda mensal da aposentadoria ou pensão por morte a ser comprometida para contratação do empréstimo. Os descontos não poderão exceder o limite de 35%, considerando que o somatório dos descontos e/ou retenções não exceda, no momento da contratação, após a dedução das consignações obrigatórias e voluntárias:
O refinanciamento do empréstimo consignado é a solução para quem pegou esse crédito, ainda não quitou todas as parcelas, e está precisando de um novo valor sem alterar o valor da parcela, cada Banco tem um critério para o refinanciamento, porém nossos especialistas sempre encontram a melhor solução para nosso cliente.
O refinanciamento quita a dívida atual e começa outra, sempre com a taxa menor que o contrato atual.
A Portabilidade do seu atual empréstimo consignado sempre vai ser uma operação vantajosa para o cliente, visto que sempre haverá redução de juros do atual contrato que o cliente paga. A portabilidade de crédito pode ser realizada por qualquer cliente. As atuais regras da portabilidade de crédito foram definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2013.
A Portabilidade ocorre mediante troca de informações com o banco de origem de forma eletrônica, conforme disposto na Resolução nº 4.292, de 20/12/2013, do Banco Central.
Assim o cliente pode fazer a transferência de sua dívida do atual banco para outro com taxa de juros menores a qualquer momento, nossos especialista sempre encontraram a melhor opção para mudança do seu contrato atual para um novo banco.
Pelas novas regras, os benefícios concedidos a partir de 01/04/2019 estarão bloqueados para a realização de operações de créditos consignados e cartões de crédito até que haja autorização expressa por parte de seu titular ou representante legal. Caso você tenha interesse, poderá pedir o desbloqueio do benefício a partir de 90 dias após a concessão do benefício.
É possível, a qualquer tempo, bloquear seu benefício para empréstimos.
O empréstimo consignado para Servidores Públicos Estaduais é descontado automaticamente no contracheque do colaborador, e oferece a menor taxa de juros entre as modalidades de empréstimo, que pode variar de 1,50% a 2,05 % ao mês. O servidor pode parcelar seu empréstimo de 24 a 120 meses, com a garantia da melhor taxa entre o mercado.
O empréstimo consignado para Servidores Públicos Federais, é descontado automaticamente no contracheque do colaborador, e oferece a menor taxa de juros entre as modalidades de empréstimo, que pode variar de 1,50% a 2,05 % ao mês. O servidor pode parcelar seu empréstimo 24 até 120 meses, com a garantia da melhor taxa entre o mercado.
O empréstimo consignado para aposentados do INSS tem parcelas fixas e pagamentos mensais, descontadas diretamente no benefício do INSS, com taxas entre 1,40% a 1,80% que são as menores entre as modalidades de empréstimo, e pode ser parcelado 12 até 84 meses. Não há consulta ao SPC ou Serasa.
O empréstimo consignado para pensionistas do INSS tem parcelas fixas e pagamentos mensais, descontadas diretamente no benefício do INSS, com taxas entre 1,40% a 1,80% que são as menores entre as modalidades de empréstimo, e pode ser parcelado em 24 até 84 meses. Não há consulta ao SPC ou Serasa.
O crédito consignado para Militares do Exército, Marinha ou Aeronáutica, é uma modalidade de empréstimo consignado no qual o dinheiro é disponibilizado diretamente na conta do militar, e descontado mensalmente do contracheque. Taxa de juros reduzidos, entre 1,5% a 2,5% ao mês, é mais rápido que outras modalidades de empréstimo além de prazos entre 24 a 120 meses para o pagamento do empréstimo. Não há consulta aos órgãos de proteção de crédito como SPC ou Serasa.
Servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS podem solicitar um cartão de crédito com taxas de juros mais baixa que as de um cartão de crédito normal, variando de 3% a 5% ao mês. O valor do saque é transferido diretamente para a conta, sem consulta ao SPC ou SERASA, e o desconto é feito mensalmente direto no contracheque, havendo também a opção de pagamento antecipado.